quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Conheça os principais antioxidantes


Betacaroteno: É um carotenoide. Carotenoides são pigmentos naturais encontrados em plantas e responsáveis pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, o vermelho do caqui, e o amarelo intenso da manga. Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo. O Betacaroteno aumenta a capacidade do sistema imunológico, e assim as nossas defesas ficam mais competentes na luta contra micro-organismos invasores. Também contribui para preservar o colágeno, ele ajuda a pele e o cabelo a ficarem mais saudáveis. Protege a superfície ocular (córnea) e as estruturas que compõem o olho. Esta ação melhora o olho seco e algumas conjuntivites inflamatórias. Ele é essencial para a visão e pode contribuir para reduzir a incidência de catarata junto com outros antioxidantes. As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, batata-doce, espinafre, couve, pimentão vermelho, mamão, caqui, manga, melão, melancia, damasco, goiaba e tangerina.


Glutationa: Glutationa, ou GSH, e considerada a mãe dos antioxidantes pelo seu alto poder funcional. É uma proteína de ocorrência natural que protege todas as células, tecidos e órgãos de radicais livres tóxicos e doenças. Importantíssimo agente contra a oxidação do colesterol, fornecendo proteção contra as doenças do coração, catarata, asma e reforça o sistema imunológico. Possui grande poder para inibir substancia cancerígenas e desintoxicar o organismo de substancias nocivas. Em teste em laboratório a glutationa revelou efeito ativo contra o vírus da Aids. A glutationa pode ser encontrada no brócolis, couve-flor e tomates crus. Abacate e melancia formam uma dupla campeã  em quantidades desse antioxidante. O cozimento prejudica e destrói a glutationa.


Indóis: Estudos revelam que  indóis  são particularmente ativos contra o estrogênio, um hormônio que estimula o crescimento de alguns tipos de câncer de mama e endométrio. Uma variedade de indóis ocorre naturalmente em vegetais como o repolho, o brócolis, a couve-flor, rabanete, agrião  a couve de bruxelas, a couve e o nabo.

Licopeno: É uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada aos vegetais. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda  a  impedir  e   reparar      os 
danos às células causados pelos radicais livresExistem alguns estudos que o consumo regular de licopeno diminui a probabilidade do indivíduo ter câncer de pancreas próstata e dos pulmões. De fato, estudos australianos em fase avançada estão demonstrando que o uso regular do licopeno reduz a incidência de alguns tumores viscerais. O licopeno e principalmente encontrado no tomate, melancia, mamão e goiaba.

Quercetina: É um flavonoide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Anti-inflamatória, anticarcinogênica (pois atua no sistema imunológico), antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas (antialérgicas), cardiovascular, entre outras atividades. Atua evitando a oxidação do colesterol, protegendo as artérias e o coração. Também apresenta efeito anticoagulante do sangue. A quercetina é encontrada na cebola roxa, brócolis, abobora amarela, uva preta, roxa e vermelha. O suco e o vinho de uvas escuras também contem quercitina. O cozimento não a destrói.

Ubiquinol 10:  É um potente inibidor da oxidação do colesterol LDL, retarda o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, apoia p sistema nervoso e ajuda o sistema cardiovascular. Pode ser encontrado em nozes, soja, sementes de gergelim, pistache e amendoim.

Vitamina C: Potente agente contra todos tipos de cancer. A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos (células que fazem parte do sistema imunológico) e que tem a função de combater microrganismos e estruturas estranhas ao corpo, evita o envelhecimento da pele, proporciona resistência aos ossos, melhora a absorção de ferro, evita problemas de visão, é contra a oxidação do colesterol LDL. É um dos mais eficientes bloqueadores dos radicais livres  e assim diminui os riscos de diversas doenças, entre elas o câncer e processos degenerativos associados com a idade. Um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine feito com 45 maratonistas observou que a suplementação com vitamina C ajudou a reduzir os níveis de cortisol no organismo dos atletas. Já pesquisadores da Universidade do Alabama realizaram estudos com animais e observaram que nestes casos a vitamina C contribuiu para a diminuição do estresse. Pode ser encontrada em brócolis, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, couve, pimentão verde e vermelho, frutas citricas, caju, acerola, goiaba. 

Vitamina E: Poderoso antioxidante protetor das artérias e sua presença interrompe as destruições provocadas pelos radicais livres e reduzindo o riscos de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, previne o câncer de próstata, a degeneração da mácula, a doença de Alzheimer e  a esclerose lateral amiotrófica. Pode ser encontrada em amêndoas, soja, sementes de girassol, gergelim, castanha-do-pará, azeite de oliva e gérmen de cereais integrais.